Frisch AUF



FB Mannschaft Frisch Auf 2 FB Mannschaft Frisch Auf 3  FB Mannschaft Frisch Auf 1

Fundado numa segunda-feira, do dia 31 de Maio de 1909. O F.B. Mannschaft Frisch AUF mandava os seus jogos no Estádio Turnebund, localizado na Rua São Raphael, 152; Bairro São João. Durante o seu curto período de existência (oito anos), a equipe rubro-negra conquistou o Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão de 1915, organizado pela Associação de Foot-Ball Porto Alegrense (AFBPA).
HISTÓRIA
O Fuss-Ball Mannschaft Frisch AUF foi fundado pela SOGIPA (Sociedade Ginástica Porto Alegre) e surgiu da fusão de três sociedades germânicas da época: Deutches Turn-Verein (1887); Deutches Turn-Verein (1889) e Turn-Verein.
Em 1909 mesmo, o atleta George Black descobriu uma área onde atualmente (2012) é o Parque Desportivo da SOGIPA, Zona Norte de Porto Alegre, desembolsando 20 contos de réis para sua aquisição definitiva, pagos a vista, dando, assim, início à construção do Estádio Turnerbund, ressaltando-se que, na época, somente o Grêmio (Estádio da Baixada, no bairro Moinhos de Vento) e o Porto Alegre (Estádio da Chácara das Camélias, bairro do Menino Deus) possuíam campos de jogo próprios.
A sugestão para que se criasse uma equipe para disputar partidas de futebol nasceu da persistência de George Black, ex-centro-médio de destaque do Grêmio em 1908.
Black, no entanto, era técnico de ginástica na SOGIPA, antes de propor a formação da equipe. O primeiro uniforme era branco com uma faixa vermelha; mais tarde incluiu golas e botões, até chegar ao uniforme definitivo, em listras grossas em vermelho e preto, como do Flamengo do Rio. Os calções, negros ou brancos, eram sempre muito compridos, indo até os joelhos.
Em 1917, com a Primeira Guerra Mundial já adiantada, os atletas do Frisch Auf eram muito visados, pois costumavam incluir descendentes de alemães e não era incomum serem agredidos com paus, pedras e palavrões. Desgostosos, os diretores da SOGIPA, em 1917, solicitaram o licenciamento da equipe, o que na verdade significou o fechamento definitivo do departamento de futebol.

* Em nome de todos os pesquisadores, agradeço aos colegas Marlon Krüger Compassi (marloncompassi@gmail.com) e Rosélio Luís Basei (roselioluisbasei@gmail.com), pela descoberta, arte e descrição sobre o clube.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: