Carlão

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história de Carlos Rosário Alves, conhecido no meio futebolístico como Carlão, ex-zagueiro que atuou em vários clubes do interior do gaúcho, chegando mais tarde a atuar no Fortaleza (CE), Tupã (SP) e Frontera Rivera do Uruguai, ao lado de Rubén Paz. Carlão começou ainda jovem a jogar nos profissionais na cidade de Três de Maio, interior do Rio Grande do Sul, jogou de 1989 a 2001, largando os gramados aos 32 anos passando a dedicar-se as categorias de base do seu primeiro time, o Botafogo. É uma satisfação poder conversar e compartilhar com os amigos um pouco de sua histórias pelos gramados. Ver que a dedicação como jogador parece estar se repetindo agora fora das quatro linhas, quando além de preparar novos atletas, prepara juntamente com os administradores do Botafogo, um possível retorno as competições do estado. Parabéns Carlão e obrigado pela conversa.

Carlao_14_de_Julho

No 14 de Julho de Livramento, enfrentando o Grêmio

Carlao_SBorja

Em 1994, no São Borja

Carla_SBorja_ZeAlcino

Em 1994, com o goleador Zé Alcino, no São Borja

Carlao_Tupan

Em 1998, no Tupã (SP)

Carlao_Fortaleza

Em 1997 e 1998, no Fortaleza

Carlao

Em 2001, final da carreira no Juventus de Santa Rosa

Carlao_Guarany_CA

Em 1999, no Guarany de Cruz Alta

Carlao_Sarandi

Em 1993, no Sarandi Universitário do Uruguai

Carlao_Guarany_BG

Em 1996, no Guarany de Bagé

Carlao_Frontera

Na Seleção do Departamento de Rivera do Uruguai

Carlao_Carlao_JR

Carlão pai e Carlão filho, a historia continua, esse é o meu filho, zagueiro de 15 anos

Nome completo?
Carlos Rosário Alves

Data e Local de Nascimento?
12 de janeiro de 1972, em Três de Maio (RS)

Filhos?
Sim, Carlos Rosário Alves Filho, Ana Victoria Alves e mais uma que está a caminho, Yasmim Valentine chegando pra início de março de 2016.

Uma pessoa importante na sua vida?
Meus Filhos

Comida?
Churrasco e qualquer prato com massas

Bebida?
Vinho

Hobby?
Pescaria

Cor?
Vermelho

Time do Coração?
Sport Club Internacional de Porto Alegre

Ídolo no Futebol?
Diego Armando Maradona

Cantor?
Nenhum em especial, mas gosto da banda mexicana Maná

Cantora?
Celine Dion e Maria Bethânia

Um Lugar Bonito?
O Rio Uruguai

Ator?
Lima Duarte

Atriz?
Fernanda Montenegro

Sempre quis ser Jogador?
Sim, foi um sonho de criança que tornei realidade

Por onde você andou, durante a sua carreira?
Comecei no Botafogo de Três de Maio (RS), passei por 14 de Julho – SL (RS), Sarandi Universitário (URU), São Borja (RS), Guarany – BG (RS), Fortaleza (CE), Tupã (SP), Guarany – CA (RS), Sâo Gabriel (RS), Frontera Rivera (URU) e parei no Juventus de Santa Rosa (RS)

Qual o momento inesquecível da sua carreira?
Tudo na minha carreira foi inesquecível e assim sendo, não tenho citar um único momento.

Qual o seu jogo inesquecível?
Todos os jogos foram inesquecíveis, porquê na minha formação de atleta me ensinaram a encarar a profissão com respeito e fazer de todo jogo algo pra dignificar o futebol.

Qual o gol mais bonito da sua carreira?
Não houve um gol mais bonito, todos para mim foram emocionante, marcantes, quando eu fazia ficava um gol, este ficava na mente por muito tempo.

Você atuou fora do estado em algumas oportunidades, Ceará, São Paulo e também no futebol uruguaio em duas oportunidades, como foram todas estas experiências?
Sim joguei no Uruguai e a experiência foi muito importante no sentido de cultura, de ver e sentir o esporte de uma nova maneira, cresci muito como profissional depois dessas duas experiências. No Fortaleza foi uma experiência também gratificante, era uma fase um tanto turbulenta para o clube que não passava por um bom momento, principalmente fora de campo, mas mesmo assim acrescentou bastante a minha carreira. Já atuar em São Paulo, no Tupã, em um estado que é grande centro de futebol do país, foi para mim uma grande experiência.

Fez muitos amigos no Futebol?
Sim, fiz grandes amigos

Algum em especial?
Sempre temos os especiais, Mari Edson, Neco, Ricardo, um grande goleiro me ajudou muito, Juan Pereira grande ser humano; Ângelo Asconavieta um grande arqueiro, Sandro Velho outro grande arqueiro, enfim vai faltar espaço pra citar todos que grandes companheiros de profissão.

Em campo, como era o zagueiro Carlão?
Minha definição de atleta sempre foi de imposição, de luta, até porquê na época em que eu comecei não dava pra ser muito habilidoso, pois enfrentavamos grandes centroavante pela frente, que não te permitiam enfeitar muito.

Pois é, qual o atacante mais difícil de marcar que você encarou?
Ah, os grandes da época eram Zé Cláudio, Badico, João de Deus, Jorjão, Natalino, Monga, Zé Clei e por aí vai, só fera.

E qual o melhor jogador, aquele que dá para chamar de craque que jogou com você?
O Rúben Paz, joguei com ele no Frontera Rivera, esse era inacreditável como atleta e como ser humano nem se fala.

Qual o melhor técnico que você teve?
O falecido Arnaldo Espindola, argentino que teve uma grande contribuição na minha formação de atleta

Qual o melhor gramado em que você atuou?
Estádio Centenário em Montevideu

Com que idade você largou o futebol?
Parei com trinta e dois anos

Porque resolveu parar?
Parei por decisão individual, achei que era o momento no qual eu deveria me dedicar a trabalhar na base, tentar passar meu conhecimento a outros atletas.

Vendo o que acontece hoje, dentro e fora do campo, você diria que tudo está diferente da sua época?
Sim são épocas diferentes, hoje se tem uma estrutura para os profissionais trabalharem que na minha época não se tinha, hoje o futebol se modernizou como estrutura, os profissionais que estão a frente dos clubes estão atualizados, informados do que está se praticando no resto do Mundo.

Qual faz uma função semelhante com a que você fazia?
Tenho alguns que eu acho que eu fazia a mesma função, Diego Lugano grande defensor e Miranda outro grande zagueiro.

Comparando o futebol de ontem e o de hoje, era mais fácil jogar na sua época ou hoje?
A credito que com toda a evolução das estruturas, sejam elas físicas ou de conhecimento técnicos, hoje seja mais fácil de se tornar um atleta, mas isso não quer dizer que não se precise de muito trabalho.

O que o futebol te deixou de lição?
Futebol… Bom, o futebol me deu tudo o que eu nem imaginei ter um dia, conheci pessoas incríveis, me levou a lugares que eu nunca teria a chance de conhecer, o futebol me formou homem, uma grande escola da vida.

Você continua acompanhando futebol?
Sim, continuo até hoje trabalhando com o futebol, trabalho em categorias de base.

Se tivesse a chance de voltar, de recomeçar, teria sido outra vez jogador? Teria ido mais longe com a carreira?
Faria algumas coisas diferentes sim, tentaria por exemplo conciliar minha profissão com os estudos, para me qualificar dentro do esporte.

Qual o conselho que você deixa para quem está começando agora com o futebol?
O conselho que deixo é de que se você quiser seguir a profissão, você terá que abdicar de muitas coisas, terás que se focar no trabalho e terás que buscar o conhecimento total do que você está fazendo, foco total; fidelidade ao plano, buscar a cada dia através do trabalho a evolução.

O que um jogador de hoje precisa ter ou ser para ser bem sucedido?
Se cuidar e estudar, o bom seria isso, para ter um bom futuro dentro do esporte

Qual o pior defeito que um jogador pode ter?
Pensar que ele já sabe tudo, que ele não precisa buscar algo a mais, aí vem um outro e leva o lugar dele.

Durante sua carreira de atleta, você deve ter vivido várias situações engraçadas, tens alguma em especial para nos contar?

Tenho sim, foi numa partida de juniores do Botafogo, nós nos fardamos e iríamos entrar em campo para o aquecimento, quando já estávamos dentro do campo veio um colega sem o calção, de meião, chuteira e camiseta, foi divertido

Você é hoje o responsável pelas categorias de base do Botafogo de Três de Maio, quais o planos da equipe para o futuro?
Nosso desejo é de retornar ao certame estadual, primeiro regularizar nossa situação junto a Federação Gaúcha, e a partir disso nos estruturar para a volta aos estaduais na base

Por falar em Três de Maio, Botafogo, Oriental e Trêsmaiense cada um andou beliscando o acesso a primeira divisão nos anos 80 e 90, porém todos pararam… O Futebol profissional na cidade tem volta?
Nossa realidade em termos de futebol é a mesma da maioria das cidades do Rio Grande do Sul, onde os investimentos são cada vez menores. Nós aqui no Boatafogo, estamos na luta pela volta, todos os esforços são no sentido de voltar a brilhar como já foi feito no passado.

Estamos encerrando por aqui, alguma coisa que eu não perguntei e que você gostaria de ter falado?
Olha, acho que todas as perguntas foram feitas, foi um prazer estar falando de minha caminhada no futebol, forte abraço
e muito obrigado.

Botafogo – TM(RS) (1989 a 1991), 14 de Julho – SL(RS) (1993), Sarandí Universitario(URU) (1993 a 1994), São Borja(RS) (1994), 14 de Julho – SL(RS) (1995 a 1996), Guarany – BG(RS) (1996), 14 de Julho – SL(RS) (1997), Fortaleza(CE) (1997 a 1998), Tupã(SP) (1998), 14 de Julho – SL(RS) (1998), Guarany – CA(RS) (1999), São Gabriel(RS) (1999), Frontera Rivera(URU) (2000), Juventus(RS) (2001).

Ficha do Atleta

Carlao_Perfil Apelido: Carlão
Nome: Carlos Rosário Alves
Data Nasc: 10/01/1972
Local Nasc: , Três de Maio, RSBrasil
Posição: Zagueiro
ID CBF: 116335
1989-1991 Botafogo (Três de Maio, RS) Botafogo – TM (RS)
1992-1993 14 de Julho (Santana Livramento, RS) 14 de Julho – SL (RS)
1993-1994 sarandi_universitario_uru Sarandi Universitário (URU)
1994 São Borja (São Borja, RS) São Borja (SP)
1995-1996 14 de Julho (Santana Livramento, RS) 14 de Julho – SL (RS)
1996 Guarany - BG (Bagé, RS) Guarany – BG (RS)
1997 14 de Julho (Santana Livramento, RS) 14 de Julho – SL (RS)
1997-1998 Fortaleza (Fortaleza, CE) Fortaleza (CE)
1998 tupa_sp Tupã (SP)
1998 14 de Julho (Santana Livramento, RS) 14 de Julho – SL (RS)
1999 Guarany (Cruz Alta, RS) Guarany – CA (RS)
1999 São Gabriel (São Gabriel, RS) São Gabriel (RS)
2000 frontera_rivera Frontera Rivera (URU)
2001 Juventus (Santa Rosa, RS) Juventus (RS)
Deixe um comentário

