Mamão

Mamão

Seu nome completo?
Luiz Carlos Mota Ferreira

Data e Local de Nascimento:
13 /02/1964, Cataguases (MG)

Casado:
Sim

Filhos:
Três

Uma Pessoa Importante:
Deus

Comida Preferida:
Frango com quiabo

Bebida Preferida:
Água

Um Hobby:
Caminhada com corrida

Uma Cor:
Verde

Cantor:
Roberto Carlos

Cantora:
Nenhuma especifica

Uma Música:
Amigo

Ator:
Tarcisio Meira

Atriz:
Kássia Kiss

Livro:
Olga Benário Prestes

Um Lugar Bonito:
Praia do Forte, Cabo Frio

Time do Coração:
Fluminense

Um Ídolo no Futebol?
Zico

Sempre quis ser Jogador?
Não

E como você acabou virando atleta?

Quem foi sua inspiração como jogador na sua posição?
Rivelino

Onde você começou a jogar na época de Juvenil e Junior?
Vasco da Gama

Você fez parte da geração Romário e Geovâni?

Como foi começar no futebol? Muitas dificuldades?
Muito difícil, bastante.

Profissionalmente, você lembra do seu primeiro jogo? Onde foi? Em que ano? Não lembro do jogo, o ano foi em 1984

Por onde você andou, durante a sua carreira?
Goytacáz (RJ), Americano (RJ), Sul América (AM), Cabofriense (RJ), Figueirense (SC), Anapolina (GO), Sport (MG), Tupy (MG), Nacional de Ilha de Madeira (Portugal), Clube Oriental (Portugal), Futebol Equatoriano, ao todo joguei em 18 equipes.

Um momento inesquecível na sua carreira?
Em 1982, quando era dos juniores e fui chamado para completar o treino da seleção brasileira.
Na chegada de tive a honra de ser visto por Zico e por ele nem me conhecer brincou dizendo que fui convocada na última hora, passou a mão em meus ombros e me conduziu junto a ele pedindo ao roupeiro para me dar o material para eu treinar.

Uma partida inesquecível?
A decisão do Campeonato Carioca de Juniores de 1982, quando fomos campeões em cima do Flamengo em Moça Bonita.

Sobre o seu primeiro jogo, em 1984, você ainda estava no Vasco?
Não fui emprestado e foi pelo Goytacáz.

Qual o seu gol mais bonito? Como foi?
Foi no Uberabão, quando eu atuava pelo Tupi, o goleiro chutou a bola e eu estava na linha de meio campo, dominei-a e chutei de perna esquerda, consciente, dali mesmo e ela caprichosamente encobriu o goleiro.

Você fez muitos amigos no futebol? Qual a amizade que começo na época de atleta e dura até hoje?
Sim, muitas amizades, tantas que não dá para citar todos.

Ao longo de sua carreira, que foi o seu melhor companheiro de meio-campo?
Geovani

Qual o melhor jogador, aquele que dá para chamar de craque, que jogou com você?
Romário

Qual o melhor técnico que você teve?
Artur Neto

Qual o melhor gramado em que você jogou?
Serra Dourado (Goiás) e Estádio da Luz (Portugal)

Como foi a sua ida para Portugal? Quem te levou pra lá?
Em 1987 fui campeão do interior pelo Tupi de Juiz de Fora e o João Leite tinha um contato lá com um treinador e me indicou e assim, acabei me transferindo para lá.

O futebol lá era muito diferente do nosso?
Sim! muita atividade física e pouca técnica.

Quando e onde foi o seu último jogo?
Foi em Manaus

Como foi parar de jogar?
Foi Tranquilo

Você já estava decidido a largar a bola?
Sim

Era a hora de parar? Ou dava para ter continuado?
Dava para ter continuado

Durante a carreira, nos momentos mais difíceis, você pensou em desistir?
Sim, várias vezes

O que o futebol lhe ensinou?
Ver que as pessoas são iguais, você por mais assediado que seja, tem que lembrar que quem te faz ser conhecido são todas e qualquer pessoa porque a midia e os jogadores vivem deles, o “POVO”.

Se tivesse a chance de voltar e recomeçar, teria sido outra vez jogador?
Não

E depois da bola, o que você faz hoje?
Sou professor de Educação Física e atuo na parte social.

Qual o conselho que você deixa para quem está começando agora com o futebol?
Se você tem a chance de começar em um grande clube dedique muito para ser notado e seja referencial, tentando mostrar ser uma pessoa obediente e inteligente, porque na parte de arte (talento) poucos são diferentes e se você fizer o que os seus comandante querem será bem sucedido.

O que um jogador tem que ter hoje para fazer sucesso?
Se for fora de série é mostrar, se for normal um bom empresário (agenciador).

E o que não pode ter de maneira alguma, para não estragar a carreira?
Falta de interesse.

Na sua opinião, o futebol de hoje é melhor ou pior do que na sua época? Porque?
Cada época tem sua geração, a minha tinha muito mais talentos até pelo fato dos jogadores gostarem de viver a profissão com intensidade.

Quando era mais fácil de se jogar, hoje ou na sua época? Porque?
Hoje é claro,só falta adivinharem o que os jogadores querem.

Quem é o melhor jogador em atividade no momento?
Messi

Dos tempos de jogador, tens alguma história engraçada para contar?
Sim, tinha um amigo que nunca tinha viajado de avião e eu disse a ele para se apressar que pelo jeito o voo iria está super-lotado e se ele não estivesse a fim de viajar de pé, que desse um pique até o avião. Chegando lá a aeromoça perguntou-o sobre o motivo dele estar tão apressado. E ele então respondeu:
“- Não quero ir em pé de maneira alguma!…”
Então, a aeromoça explicou que no avião não se viaja em pé, ele quase me matou com seu olhar.

Não são raros os jogadores que largam a bola mas permanecem no futebol como técnicos, auxiliares ou em qualquer outra atividade, você preferiu não seguir este caminho porquê?
Gosto de paz e vi a realidade do futebol à qual não me agradou e não agrada, mão tenho saco para essa terra sem lei.
A maioria ou grande maioria não escala equipe.

Você comentou de os jovens atletas, aliarem o estudo ao esporte, estamos muito distantes neste ponto você não acha? O que os clubes ou o poder público podem fazer para melhorar esta situação?Sim e por falta de boa vontade dos dirigentes.
Levar parceria de programas de cursos profissionalizantes ou escolas para dentro dos clubes como o Vasco faz atualmente.

A conversa ta chegando ao fim, deixo este espaço para que Você possa falar de algo que talvez eu tenha esquecido de perguntar, gostaria de falar algo?
Sim. Que os atletas ainda no começo, devem aliar futebol X estudo porque muitos ficam na estrada antes de começar e vejo um despreparo muito grande para recomeçar aqui fora no pós-futebol. A propagação que os clubes te obrigam a estudar é pura hipocrisia,se você chegou´,Parabéns.Se ficou, se vira, a vida é sua e é você que tem de cuidar dela.
Abraços,fique com Deus e obrigado pela oportunidade.

De minha parte, eu agradeço muito a sua gentileza e atenção em me atender.

Abraço!

Deixe um comentário

