Talvez poucos lembrem aqui no Rio Grande do Sul, e muito provavelmente quem é de fora jamais tenha ouvido falar, em 1992, A Federação Gaúcha de Futebol em parceiria com a RBS TV e dupla GreNal, promoveu uma série de GreNais durante o ano. O Fato é que com o Grêmio disputando a Série B do Brasileirão, não haveria a possibilidade do clássico ser disputado ao menos uma vez pelo Campeonato Nacional.
A Dupla GreNal possuía em seu elenco uma série de atletas que não estavam sendo aproveitados, assim, não foi difícil montar duas equipes de “aspirantes” para a disputa de 3 jogos amistosos e mais 3 válidos pela Copa RBS.
Logo no ínicio do ano, na noite do dia 6 de fevereiro, tivemos no Beira-Rio um amistoso com o “Rolinho” do Inter contra o “Expressinho” do Grêmio, ambas as equipes estavam voltando das férias e muitos dos jogadores estavam sendo observados para um eventual aproveitamento nas equipes principais.
O resultado foi um empate sem gols, e teve em campo como maior destaque o zagueiro colorado Pinga, que tentava um melhor condicionamento físico para voltar a titularidade do Inter, o atleta sofreu uma grave lesão no dia 19/07/1987 na final do Gauchão e desde então ficou o resto do ano de 1987 e todo o ano de 1988 se recuperando, em 1989 jogou pelo São José de Porto Alegre, em 1991 no Ituano de São Paulo e voltou ao Inter no segundo semestre de 1991. No Grêmio o maior destaque era o início de carreira de algumas jovens promessas, como Jamir, Mabília e Carlos Miguél.
A Ficha do Jogo:
INTERNACIONAL 0-0 GRÊMIO
Data: 06/02/1992
Hora: 21:00
Tipo: Amistoso
Local: Beira-Rio (Porto Alegre, RS)
Juiz: João Lúcio de Souza
Auxiliares: José Calza e Idelfonso Barbosa
Cartões Amarelos: Fraga (I), Polaco (G) e Mabília (G)
INTERNACIONAL: Maizena; Paulão (Júlio César), Pinga, Gilmar Iser e Canhoto; Fraga, Moreno e Pedro Paulo (Marcelo Prates); Edmundo, Fábio Cabeça (Nílson Aragão) e Gilmar Gonçalves.
Reservas: Ademir Maria, Júlio César, Émerson, Marcelo Prates e Nílson Aragão.
Técnico: Casemiro Mior.
GRÊMIO: Chico; Polaco, Sandro Blum, Luciano e Lélis; Jamir, Mabília (Carlos Miguel) e Daniel; Tico (Alexandre Bochecha), Júnior (Binho) e Alexandre.
Reservas: Émerson, Émerson Rosa, Alexandre Bochecha, Sandro, Carlos Miguel e Binho.
Técnico: Zeca Rodrigues.
Em Abril, um novo amistoso e um novamente um empate, desta vez com gols, 1 a 1, nas escalações, destaque para a predominância jovens atletas, como os goleiros André no Inter e Danrlei no Grêmio, no apito Carlos Simom, que esqueceu de assinalar o tempo dos gols em súmula, gols foram marcados no 2º tempo, ficaram por conta de Leco para o Inter e Daniel para o Grêmio.
A Ficha do Jogo:
INTERNACIONAL 1-1 GRÊMIO
Data: 18/04/1992
Hora: 13:30
Tipo: Amistoso
Local: Beira-Rio (Porto Alegre, RS)
Juiz: Carlos Eugênio Simom
Auxiliares: Marcos Serpa e César Arruda
Cartões Amarelo: Tóti (I), Fraga (I), Guedes (I), Pedro Paulo (I), Max (G), Evandro (G), Alaércio (G), Márcio Haubert (G), Jamir (G) e Carlinhos (G).
Gols: Leco (I) e Daniel (G) (O tempo dos gols não foi sinalizado na súmula, ambos foram marcados no 2º tempo)
INTERNACIONAL: André; Tóti (João Miguel), Émerson, Cristiano e Maurício; Fraga, Guedes e Pedro Paulo; Rudinei, Leco e Paulo Henrique.
Reservas: Luciano, Armindo, João Miguel, Bandeira e Kneip.
Técnico: Casemiro Mior.
GRÊMIO: Danrlei; Max (André Vieira), Evandro, Márcio Haubert e Xará; Jamir, Alaércio e Biro Biro (César); Daniel, Fofonka (Alexandre Bochecha) e Carlinhos.
Reservas: Murilo, Gatão, André Vieira, César e Alexandre Bochecha.
Técnico: Zeca Rodrigues
No mês de Junho, ocorreu então a disputa da Taça RBS, o regulamento foi montado para haver uma série de 3 partidas, quem tivesse o melhor aproveitamento ao final, ficaria com a Taça.
O primeiro jogo, foi disputado no dia 14/06, o Grêmio venceu por 2 a 0, com gols de Jandir e Lira, embora amistoso, ocorreram duas expulsões no Inter, Célio Silva e Élson levaram cartão vermelho.
A Ficha do Jogo:
GRÊMIO 2-0 INTERNACIONAL
Data: 14/06/1992
Hora: 15:30
Tipo: Taça RBS – 1992 (Torneio Amistoso)
Local: Olímpico (Porto Alegre, RS)
Juiz: Olinto Preussler
Auxiliares: José Carlos Oliveira e Waldir Cardia
Cartões Amarelos: Grotto (G), Wagner Fernandes (G), Lira (G), Jandir (G) e Luciano (G)
Expulsão: Célio Silva (I) e Elson (I)
Gols: Jandir aos 23′ e Lira aos 77′
GRÊMIO: Émerson; Grotto(Carlos Miguel), Wagner Fernandes, Luciano e Lira; Jandir, Caçapa e Juninho; Alcindo, Marcos Severo (Carlinhos) e Caio.
Reservas: Ademir Maria, Vílson, Mabília, Carlos Miguel e Carlinhos
Técnico: Ernesto Guedes
INTERNACIONAL: Fernandez, Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel Franco; Elson, Éverton Luiz (Simão) e Marquinhos; Caíco, Gérson e Zinho (Sandro Becker).
Reservas: César Silva, Tóti, Sandro Becker, Simão e Leco
Técnico: Antônio Lopes
Na preliminar, ocorreu a disputa de um 3º GreNal de “Aspirantes”, vencido pelo Internacional, por 2 a 1, Gélson e Fraga marcaram para o Inter, Daniel marcou para o Grêmio. Christian, então uma jovem promessa, figurava na equipe colorada, bem como o atacante Éverton Giovanella que mais tarde fez sucesso no futebol espanhol.
A Ficha do Jogo:
GRÊMIO 1-2 INTERNACIONAL
Data: 14/06/1992
Hora: 13:30
Tipo: Amistoso – Preliminar do GreNal pela Copa RBS
Local: Olímpico (Porto Alegre, RS)
Juiz: José Roberto Raach
Auxiliares: Sílvio Rogério Silva e Carlos Bitencourt
Cartões Amarelos: Max (G), Xará (G), Jamir (G), Paraná (I), Émerson (I), Maurício (I) e Gélson (I)
Gols: Gélson (I) aos 7′, Daniel (G) aos 51′ e Fraga (I) aos 75′.
GRÊMIO: Danrlei; Max, Evandro, Márcio Haubert e Xará; Jamir, Zé Carlos (César) e Biro Biro; Daniel, Fofonka (Alexandre Bochecha) e Carlinhos.
Reservas: Murilo, Gatão, Alexandre Bochecha, Marcelo Cé e César.
Técnico: Zeca Rodrigues
INTERNACIONAL: André; Paraná (Argél), Émerson, Júlio e Ricardo; Maurício, Fraga (Guedes) e Pedro Paulo; Gélson, Christian e Éverton (Rudinei).
Reservas: Luciano, Guedes, Argél, Cristiano e Rudinei.
Técnico: Casemiro Mior.
No segundo GreNal foi disputado no Beira-Rio no dia 18/06, e ficou em um empate sem gols. As equipes utilizaram o que havia de melhor, o Inter tinha como maiores destaques, o paraguaio “Gato” Fernandez no gol, Pinga na zaga, Marquinhos na meia e Gérson no ataque. No Grêmio, o goleiro Émerson, o lateral Lira e o atacante Alcindo.
A Ficha do Jogo:
INTERNACIONAL 0-0 GRÊMIO
Data: 18/06/1992
Hora: 15:30
Tipo: Taça RBS – 1992 (Torneio Amistoso)
Local: Beira-Rio (Porto Alegre, RS)
Juiz: Sílvio Oliveira
Auxiliares: José Antônio Nunes e Juares Mariano
Cartões Amarelos: Zinho (I), Grotto (G), Lira (G), Jandir (G) e Luciano (G)
INTERNACIONAL: Fernandez (Maizena), Célio Lino, Sandro Becker, Pinga e Daniel Franco; Simão, Éverton Luiz (Ricardo) e Marquinhos; Gélson, Gérson e Zinho.
Reservas: Maizena, Jairo, Ricardo, Júlio e Christian
Técnico: Antônio Lopes
GRÊMIO: Émerson; Grotto (Carlos Miguel), Wagner Fernandes (Vílson), Luciano e Lira; Jandir, Caçapa e Juninho; Alcindo, Marcos Severo e Caio.
Reservas: Ademir Maria, Vílson, Mabília, Carlos Miguel e Carlinhos
Técnico: Ernesto Guedes
A Final da Taça RBS foi disputada longe de Porto Alegre, conforme o regulamento, se houvesse a necessidade de um 3º Jogo, o mesmo deveria ser disputado em Erechim, foi o que aconteceu, no dia 21/06, em um jogo truncado e com poucas chances, o empate em 0 a 0 deu o título ao Grêmio.
A Ficha do Jogo:
INTERNACIONAL 0-0 GRÊMIO
Data: 21/06/1992
Hora: 15:30
Tipo: Taça RBS – 1992 (Torneio Amistoso)
Local: Colosso da Lagoa (Erechim, RS)
Juiz: Sílvio Rodrigues
Auxiliares: Justimiano Gulart e Carlos Kruze
Cartões Amarelos: Daniel Franco (I) e Lira (G)
INTERNACIONAL: Fernandez, Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel Franco; Elson, Éverton Luiz (Simão) e Marquinhos; Rudinei, Gérson e Zinho.
Reservas: Maizena, Sandro Becker, Simão, Christian e Leco
Técnico: Antônio Lopes
GRÊMIO: Émerson; Grotto, Wagner Fernandes, Luciano e Lira; Jandir, Caio e Juninho; Alcindo (Mabília), Marcos Severo e Carlos Miguel.
Reservas: Ademir Maria, Caçapa, Alaércio, Mabília e Carlinhos
Técnico: Ernesto Guedes
Esta série de 6 GreNais, ficou no passado e com o tempo no esquecimento, o ano de 92, terminou com o Inter campeão da Copa do Brasil (Classificado para a Libertadores de 93) e com o Bi-Campeonato Gaúcho, e com o Grêmio de volta a Série A do Brasileirão de 1993, fatos que em breve serão contatos aqui.
GRÊMIO 2-0 INTERNACIONAL
Data: 14/06/1992 acho que o Pino que tinha vindo do grêmio santanense atuou pelo grêmio e não está na ficha técnica