Juca Baleia

Quem acompanhou os campeonatos estaduais, nas décadas de 80 e 90, provavelmente vai lembrar do goleiro maranhense Juca Baleia, que em 1992 ganhou notoriedade nacional, quando o Sampaio Corrêa, enfrentou o Palmeiras, pela Copa do Brasil, na época, Juca Baleia estava um pouco acima do peso, sendo então motivo para as mais diversas gozações da impresa. Não faltaram especulações sobre quantos seriam os gols que o Palmeiras iria fazer. O jogo terminou 4-0 para o Palmeiras, mas Juca Baleia, passou longe do fiasco esperado, inclusive, salvando o seu time de uma goleada ainda maior.

Pois bem, são tantas as andanças da vida, na qual vou pesquisando o nosso futebol de sul a norte, que vejam só, encontrei Juca Baleia, personagem de tantas histórias, figurinha carimbada na edição dos Campeões da Revista Placar e uma personalidade do futebol Maranhense.

Tri-Campeão pelo Sampaio Corrêa, na década de 90.

Tri-Campeão pelo Sampaio Corrêa, na década de 90.

juca_baleia

Expressinho (MA) em 1980, destaque para o jovem Juca Baleia. Foto retirada do Site http://www.maranhaodagente.com.br/

Expressinho (MA) em 1980, destaque para o jovem Juca Baleia.
Foto retirada do Site http://www.maranhaodagente.com.br/

Sampaio Corrêa, Campeão Maranhense de 1991.

Sampaio Corrêa, Campeão Maranhense de 1991.

Qual o seu nome completo?
Juvenal Marinho dos Passos

Qual sua data e local de nascimento?
03/05/1959 (São Luís/MA)

Casado?
Sim

Filhos?
Um Casal

Algum quis ser Jogador?
Sim, o o garoto começou mas largou.

Uma pessoa importante na sua vida?
Minha Esposa.

Qual sua comida preferida?
Arroz, Feijão, Bife e Frango.

Qual sua bebida preferida?
Vinho.

Lazer preferido?
Jogar futebol

Uma Cor?
Azul.

Qual o seu time do Coração?
Expressinho – MA (Time em que comecei a carreira).

Qual o seu ídolo no futebol?
Taffarel.

Um cantor?
Wando.

Uma cantora?
Maria Bethânia

Uma que música que gosta ouvir?
Moça (Wando).

Um livro?
Todos do Machado de Assis.

Um Lugar Bonito?
Barreirinhas, aqui em São Luís e os Lençóis Maranhenses.

Um Ator?
Lima Duarte

Uma Atriz?
Vera Fischer

Sempre quis ser Jogador?
Sim, foi Naturalmente

Como foi iniciar no futebol?
Vou ser objetivo, eu era atacante e faltou um goleiro, fomos campeões e ai, fiquei até hoje.

Como foi o seu primeiro jogo?
Foi no Expressinho a minha estréia no profissional, fui eleito o melhor goleiro do ano.

Por onde você andou, durante a sua carreira?
Comecei no júnior do Sampaio, fui três vezes campeão, fui para o Bacabal, em 1980, voltei para o Expressinho, onde fiquei um ano.
Depois, fui para o Maranhão, onde passei nove anos, depois, fui para o Sampaio, onde passei quatro anos, sendo Tri-Campeão e onde encerrei a carreira.

Qual o momento inesquecível na sua carreira:
Foram dois momentos, o primeiro, quando fui Campeão com o Sampaio Corrêa em 1991 e o outro, foi o jogo contra o Palmeiras na Copa do Brasil de 1992, disputado em São Paulo.

Qual o seu jogo inesquecível:
Palmeiras 4-0 Sampaio Corrêa, em 21/07/1992, no Parque Antártica em São Paulo.

Qual sua defesa inesquecível:
Foi na decisão do Campeonato Maranhense, em 1991, contra o Maranhão.

Um Amigo no Futebol?
Meu compadre

Qual o atacante que mais lhe deu trabalho durante a sua carreira?
Zé Roberto.

Qual o melhor jogador, aquele que dá para chamar de craque, que jogou com você?
Alencar, Henágio e Beto Cruz.

E no time adversário?
Roberto Dinamite, Bismarck, Dadinho, Valdir Bigode e Sorato.

Qual o melhor técnico que você teve?
Marçal Tolentino Serra.

Qual o melhor gramado em que você jogou?
Castelão (São Luís – MA) e Serra Dourada (Goiânia).

Foi difícil parar de jogar?
Mais ou Menos

Era a hora de parar? Ou dava para ter continuado?
Parei na hora certinha, meu amigo!

Quando e onde foi o seu último jogo?
Foi em São Luís, no Castelão, em 1993, contra o Maranhão.

O que o futebol lhe ensinou?
Tudo na Vida.

Durante a carreira, você pensou em desistir?
Pensei…

Se tivesse a chance de voltar e recomeçar, teria sido outra vez jogador?
Sim, com certeza.

Qual o conselho que você deixa para quem está começando agora com o futebol?
Ter responsabilidade, ter caráter, ser humilde e honrado, acima de tudo.

Qual a sua atividade hoje:
No futebol, sou instrutor de escolinhas, também sou presidente da Associação de Atletas do Maranhão e estou concluindo o curso de Educação Física.

Você tem mais alguma coisa a falar, que eu tenha esquecido de perguntar?
Tenho muita coisa, mas deixa para depois, um abraço.

Eu é que agradeço a você amigo, a gentileza em ter respondido as perguntas, sucesso a você e parabéns por tudo.

Veja abaixo a sua ficha:

 juca_baleia_perfil Apelido: Juca Baleia
Nome: Juvenal Marinho dos Passos
Data Nasc: 03/05/1959
Local Nasc: , São Luiz, MABrasil
Posição: Goleiro
ID CBF: 70298
1976-1978 Sampaio Correa MA Sampaio Corrêa (MA)
1979 Bacabal (Bacabal, MA) Bacabal (MA)
1980 Expressinho (São Luiz, MA) Expressinho (MA)
1981-1989 Maranhão (São Luiz, MA) Maranhão (MA)
1990-1993 Sampaio Correa MA Sampaio Corrêa (MA)
Uma resposta

  1. Juca parabens esta de bom tamanho e merecedora a sua historia um abraço alencar mota

Deixe um comentário

